7 Estatísticas de marketing de influência que você precisa considerar em 2024 

Os dados sobre influenciadores mostram que o marketing de influência não pode mais ficar de fora da estratégia da sua empresa. Se você ainda não trabalha com influenciadores, está na hora de entender como esse tipo de parceria pode impulsionar seus resultados de marketing em 2024.

Já faz alguns anos que os influenciadores ganharam destaque no Marketing Digital. 

Em vez de celebridades da mídia tradicional, as marcas começaram a confiar suas campanhas a personalidades da internet com um público fiel e engajado.

Agora, as estatísticas sobre influenciadores mostram que o Marketing de Influência já se tornou parte das estratégias das empresas e só cresce. 

Ainda assim, é importante acompanhar a evolução dos influenciadores para entender como eles podem moldar o comportamento do consumidor e as melhores maneiras de se conectar com eles.

Neste artigo, explicamos o que é Marketing de Influência e apresentamos as principais estatísticas que você deve considerar para o marketing em 2024. 

Discutiremos:

  • O que é marketing de influência?
  • Por que contratar influenciadores para sua estratégia de marketing?
  • Quais são as principais estatísticas de marketing de influenciadores para 2024?
  • Como contratar bons influenciadores?
  • Resumo

O que é marketing de influência?

O marketing de influência acontece quando as marcas estabelecem parcerias com influenciadores digitais para associar sua imagem à aquelas personalidades que endossam seus produtos e se conectam com seus consumidores.

Essa estratégia ganhou relevância com o surgimento dos blogs e das redes sociais na era da Web 2.0, permitindo que qualquer pessoa publicasse conteúdo na Internet.

Os primeiros influenciadores, até então meros desconhecidos, surgiram em blogs e vlogs com conteúdos autênticos e divertidos que engajavam o público. 

Logo eles se tornaram celebridades conhecidas internacionalmente — como por exemplo nomes como Pewdiepie, Addison Rae e Khaby Lame.

Nesse mesmo contexto, a publicidade tradicional foi desafiada. Com tanto conteúdo para consumir na internet, por que as pessoas dariam atenção a anúncios de uma empresa que geralmente interrompe sua rotina sem pedir permissão?

Assim, as marcas passaram a adotar novas estratégias mais relevantes e instigantes para os consumidores, em busca de sua atenção e confiança.

Então, essas personalidades que tinham credibilidade com seus seguidores começaram a representar uma maneira eficaz de se conectar com os consumidores na era digital.

Assim, parcerias entre marcas e influenciadores consolidaram o Marketing de Influência e um mercado de serviços e ferramentas — a Economia do Creator — que ajudam esse tipo de parceria a prosperar.

Por que contratar influenciadores para sua estratégia de marketing?

Influenciadores digitais são criadores de conteúdo que construíram um público engajado e fiel.

Ao contratar influenciadores para sua estratégia de marketing, você pode abordar esse público com a confiança e o endosso que eles transmitem.

Embora os influenciadores mais conhecidos tenham milhões de seguidores, o marketing de influência está cada vez mais se voltando para microinfluenciadores e nanoinfluenciadores, que permitem aumentar o alcance da marca e o engajamento dentro do seu nicho.

Os números impressionam, mas não são decisivos — o que importa no marketing de influência é a relevância dos influenciadores para o público da marca.

Por meio de conteúdo autêntico, eles revelam seu estilo de vida, mostram que são pessoas reais e se aproximam de seus seguidores, diferentemente das celebridades da mídia tradicional que ficam distantes do público. 

Os influenciadores digitais podem moldar os comportamentos e preferências do seu público.

Portanto, o interesse das marcas é associar sua imagem a esses influenciadores e se conectar com seu público. Dessa forma, os seguidores também passam a confiar nas marcas que os influenciadores endossam.

Agora, vamos nos aprofundar em algumas estatísticas de marketing de influência:

Quais são as principais estatísticas de marketing de influenciadores para 2024?

Procurando por estatísticas de marketing de influência importantes que sejam relevantes em 2024? Explore esses exemplos para aprimorar sua estratégia de marketing digital.

37,6% das agências e marcas trabalharam com até 10 influenciadores em 2024.

De acordo com  dados de marketing de influência de uma pesquisa de 2024 feita pela Statista, 37,6% das marcas e agências relataram trabalhar com até dez influenciadores. 

E 14,7% relataram colaborar com até mil influenciadores na busca por seus objetivos.

Em outras palavras, o marketing de influência é uma grande tendência de marketing em 2024 e a tendência é só crescer em relevância, então não perca tempo. 

36% das marcas concordam que o conteúdo de influenciadores tem melhor desempenho do que o conteúdo de marca

Os influenciadores vêm acompanhados de seus próprios públicos completamente engajados. E esses públicos confiam implicitamente no que seus influenciadores favoritos têm a dizer. Adicionar marketing de influenciadores à sua estratégia permite que sua marca se beneficie dessa confiança.

De acordo com dados de marketing da Linqia, 36% das marcas hoje dizem que o conteúdo de influenciadores supera consistentemente o conteúdo de marca. Muitos consumidores também consideram o conteúdo de influenciadores mais autêntico do que o conteúdo de marca, que eles enxergam como tendencioso.

Fazer parcerias com os influenciadores certos  — aqueles com um público semelhante ao seu — pode realmente expandir seu alcance.

Os nanoinfluenciadores tendem a ter as maiores taxas de engajamento

Muitas marcas hesitam em explorar o marketing de influência porque acreditam que não podem contratar celebridades ou grandes nomes para promover seus produtos. No entanto, os dados sugerem que criadores com milhões de seguidores podem não ser a melhor opção se você estiver procurando engajamento. 

O engajamento mais eficaz vem de micro e nano influenciadores.

De acordo com a pesquisa da HubSpot em parceria com a Rock Content, 35% dos profissionais de marketing dizem que influenciadores menores geralmente alcançam maiores taxas de engajamento (muitos consumidores os consideram mais autênticos e confiáveis).

Nanoinfluenciadores — definidos como influenciadores com 5.000 seguidores ou menos, mostram as maiores taxas de engajamento. As taxas de engajamento tendem a diminuir conforme você sobe na escada em direção aos influenciadores em nível de celebridade.

O TikTok comanda as maiores taxas de engajamento do usuário.

Alcançar seu público nas mídias sociais é principalmente sobre se conectar com eles nas plataformas que eles mais usam. Para atingir um público amplo, plataformas como Facebook, X (falecido Twitter) e Instagram são boas escolhas. 

No entanto, em 2024, o TikTok tem as maiores taxas de engajamento e é a melhor plataforma para atingir usuários da Geração Z, então você pode querer ajustar sua estratégia de mídia social de acordo.

A maioria dos usuários do TikTok se envolve profundamente com os vídeos que assistem, o que leva a altas taxas de conversão. Até 78% dos usuários do TikTok compram produtos que originalmente viram influenciadores exibirem na plataforma.

Além disso, os nanoinfluenciadores têm as maiores taxas de engajamento no TikTok — até 18% em comparação com 5% do Instagram.

47,3% dos influenciadores são microinfluenciadores

O influenciador profissional médio não é um mega influenciador de primeira linha com milhões (ou mesmo centenas de milhares) de seguidores.

De acordo com estatísticas recentes de marketing de influência, quase metade — até 47,3% — são microinfluenciadores. 

Microinfluenciadores são geralmente definidos como tendo entre 10.000 e 100.000 seguidores. Influenciadores desse nível oferecem aos profissionais de marketing um equilíbrio sólido entre alcance e engajamento. 

Nanoinfluenciadores ainda têm maiores taxas de engajamento no geral, mas microinfluenciadores têm mais seguidores e fornecem um alcance maior. 

Então, se você quer expandir seu alcance, microinfluenciadores podem ser mais adequados para sua estratégia.

A maioria dos microinfluenciadores também ainda será relativamente acessível para marcas pequenas ou emergentes. Reserve um tempo para encontrar as pessoas certas. Certifique-se de escolher influenciadores com boa reputação que operem em nichos relacionados ao seu.

79% dos profissionais de marketing dizem que o Instagram é a plataforma mais importante

De acordo com dados recentes do HypeAuditor, 79% dos profissionais de marketing acham que o Instagram é a melhor plataforma para colher os benefícios do marketing de influência.

Algumas razões potenciais para esta opinião incluem o seguinte:

  • O componente visual do Instagram o torna uma maneira poderosa de atingir o público
  • Uma ampla gama de diferentes grupos demográficos usa o Instagram diariamente
  • O Instagram oferece uma variedade de opções de postagens para profissionais de marketing, incluindo stories e os populares reels
  • Muitos influenciadores preferem o Instagram 

A relevância é a principal prioridade tanto para influenciadores quanto para profissionais de marketing

Profissionais de marketing e marcas se preocupam em fornecer conteúdo que realmente importe para seus públicos, e 44% dos influenciadores citam a relevância como sua principal prioridade em suas parcerias com marcas.

A colaboração permite que eles produzam conteúdos mais relevantes, com autoridade e eficaz. Em outras palavras, os influenciadores estão potencialmente tão animados em fazer parceria com você quanto você está em trabalhar com eles.

Como você pode ver, as estatísticas de marketing de influência podem esclarecer o próximo passo dos seus esforços de marketing digital.

Como contratar bons influenciadores?

Dadas essas estatísticas, você deve estar se perguntando como contratar bons influenciadores para suas campanhas. 

Vamos conferir algumas dicas para sua marca entrar com sucesso no universo do Marketing de Influência!

1. Não foque no número de seguidores

O número de seguidores dos influenciadores costuma chamar a atenção das marcas que querem saber o alcance potencial de suas campanhas. 

No entanto, ter um grande público não significa que um influenciador tenha boas taxas de engajamento e poder de influência.

Ao procurar influenciadores no mercado, é mais importante entender se eles têm a confiança de seus seguidores, como eles se relacionam com eles e se eles realmente são uma inspiração para seu público.

2. Encontre influenciadores que estejam alinhados com os valores da sua marca

Além de entender a relevância dos influenciadores para o seu público, também é importante avaliar fatores mais subjetivos que não estão nos números de alcance e engajamento.

Procure influenciadores que tenham valores e princípios alinhados aos da sua marca. 

Lembre-se de que, quando você faz parceria com eles, a imagem deles é associada à sua marca. Então, avalie o histórico e a reputação deles para entender se eles estão em sintonia com o que sua marca representa.

3. Escolha influenciadores que gostem da sua marca e do seu produto

Pode parecer óbvio, mas é importante prestar atenção nisso: trabalhe com influenciadores que realmente gostam da sua marca e do seu produto.

O público percebe quando uma recomendação de marca é genuína porque o influenciador realmente gostou do que consumiu. 

Por outro lado, se não houver afinidade com o produto, o conteúdo não parece autêntico. 

Nesse cenário, o influenciador pode perder sua credibilidade e ficar impossibilitado de exercer seu poder de influência.

4. Vá além da sua bolha

Muitos influenciadores têm poder dentro de um nicho. 

Talvez você nem os conheça ou nunca tenha ouvido falar deles, mas eles têm seguidores fiéis que podem ser interessantes para sua marca e potenciais compradores de seus produtos.

Então, tome cuidado para não ficar apenas dentro da sua bolha da internet. Analise os influenciadores da perspectiva da sua persona de comprador e entenda quais perfis são importantes para eles. 

Há muitos mais influenciadores do que você imagina.

5. Pesquise a reputação dos influenciadores

Ser um influenciador não é mais um hobby. Para muitas pessoas, é uma profissão e como tal, requer profissionalismo. 

Influenciadores de alto nível até trabalham com empresas de mídia que os representam em negociações.

Então, para contratar bons influenciadores, investigue a reputação deles em campanhas anteriores.

Descubra se eles cumprem os prazos e seguem as diretrizes do contrato, se estão disponíveis para conversar e negociar ou se tiveram problemas com outras marcas. 

Isso pode ajudar você a evitar muitos problemas.

6. Entenda quais canais são importantes para seu público

Nas estatísticas sobre influenciadores que apresentamos neste artigo, você já percebeu que o Instagram é a rede social preferida e que o TikTok vem crescendo. 

Porém, mais importante do que conhecer os canais mais populares é entender quais são os mais atrativos para o seu público.

Observe também em quais canais os influenciadores têm mais relevância. 

Alguns podem ser bem conhecidos no Instagram, por exemplo. Mas se você precisa aumentar seu alcance no Twitter porque é onde seu público está, você deve procurar influenciadores relevantes nessa rede social.

7. Tenha uma estratégia e orçamento específicos para Marketing de Influenciadores

Se você quer levar o marketing de influência a sério, precisa ter uma estratégia e um orçamento dedicados especificamente para influenciadores, integrados à estratégia geral da marca.

É comum que as empresas chamem apenas um influenciador para participar de campanhas pontuais, sem se conectar com a marca e o público. 

No entanto, o envolvimento se torna muito mais significativo quando a marca chega ao influenciador com uma proposta robusta e que tenha uma estratégia por trás.

Muitas vezes esse tipo de parceria faz com que influenciadores se tornem embaixadores da marca . 

Basicamente, eles se tornam o rosto da marca desenvolvendo um relacionamento mais longo e profundo com ela e construindo uma conexão emocional mais forte com os consumidores.

8. Considere diferentes possibilidades

O Marketing de Influência se originou com aqueles influenciadores que são criadores de conteúdo na Internet. No entanto, o conceito de influenciadores digitais se ampliou e agora inclui muitas outras personalidades.

Nos últimos anos, novos tipos de influenciadores surgiram e podem fazer parte de suas campanhas:

  • Atletas influenciadores que se tornaram populares no contexto das Olimpíadas de Tóquio, como Simone Biles e Tom Daley.
  • Influenciadores virtuais, que são influenciadores não humanos, criados com computação gráfica e inteligência artificial, como Noonoouri e Satiko .
  • Funcionários influenciadores, que são os próprios funcionários da empresa que exercem influência sobre consumidores e novos talentos.

9. Como entrar em contato com influenciadores

Depois de identificar os influenciadores apropriados que você quer abordar, vamos considerar como fazer isso. 

Aqui estão algumas dicas práticas para você tentar:

Estabeleça um relacionamento primeiro

Influenciadores respondem melhor a marcas que demonstram interesse em seu conteúdo. Antes de abordá-los para uma colaboração, invista tempo em conhecê-los e estabelecer um relacionamento.

Comece seguindo-os nas mídias sociais. Interaja com o conteúdo deles deixando comentários e curtindo suas postagens. Isso o familiarizará com o influenciador e também permitirá que você entenda melhor seu público.

Entre em contato por e-mail

Muitas marcas entram em contato com influenciadores por DMs de plataforma. 

No entanto, o e-mail ainda parece mais sério, profissional e oficial. Entrar em contato pela primeira vez por e-mail ajuda a mostrar que você é um profissional que leva a colaboração a sério.

E-mails também têm menos probabilidade de serem ignorados do que DMs. Muitos influenciadores têm um acúmulo de DMs que eles nunca conseguem responder. Não se perca na confusão!

Preste atenção ao assunto

Crie uma linha de assunto que deixe suas intenções claras à primeira vista. Será mais fácil se destacar no potencial mar de consultas que um bom influenciador provavelmente recebe. Mencione a palavra “colaboração, parceria ou publicidade”, assim como o nome da sua marca.

Pense um pouco na sua mensagem

Consultas bem-sucedidas são claras e profissionais ao mesmo tempo em que parecem entusiasmadas. Seja amigável, mas vá direto ao ponto. Aqui estão alguns exemplos de mensagens potenciais que funcionam:

  • “Que bom conhecer você! Nós tropeçamos em você em <plataforma> e achamos que seu conteúdo seria uma ótima opção para nós.”
  • “Olá, <nome do influenciador>! Nós seguimos você na <plataforma> e queremos lhe oferecer uma oportunidade.”
  • “Olá, espero que esteja bem. Eu gerencio parcerias de influenciadores para <nome da marca>, e seu conteúdo chamou minha atenção.”

Não deixe de compartilhar detalhes de compensação em sua mensagem para ajudar a despertar o interesse e gerenciar expectativas. Deixe claro que você está oferecendo algo, não pedindo um brinde, para maximizar suas chances de obter uma resposta.

Agora você conhece algumas estatísticas principais do Marketing de Influência que comprovam o poder dessa estratégia e já sabe como contratar bons influenciadores para suas campanhas.

Tenha em mente que o Marketing de Influência já está consolidado em estratégias de marketing no mundo todo.

Mas esse mercado está em constante evolução, com novas estratégias, canais e perfis entrando em cena regularmente.

Por isso, fique sempre de olho nos dados e estatísticas do marketing de influência para acompanhar a evolução dessa tendência. 

Este conteúdo é uma tradução do post: https://rockcontent.com/blog/influencer-marketing-statistics/

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