A importância da influência na estratégia de marca é um tema cada vez mais relevante no mercado atual. Em 2023, o mercado mundial da Creator Economy movimentou US$ 250 bilhões, e estimativas da Goldman Sachs Research apontam para um potencial de US$ 470 bilhões até 2027 praticamente o dobro, impulsionado principalmente pelos investimentos em marketing de influência. Este setor tem se destacado como a principal fonte de receita para criadores de conteúdo globalmente, incluindo os brasileiros.
Nos últimos sete anos, o marketing de influência tem se consolidado como uma parte indispensável das estratégias de comunicação. Pesquisas revelam que a relevância do marketing de influência aumentou continuamente, com 76% das marcas considerando-o muito importante ou parte central de suas estratégias em 2024. Especificamente, 41% das marcas já consideram a influência como um elemento central em suas estratégias de comunicação. Além disso, mais de 60% das marcas veem os influenciadores como um canal de comunicação indispensável, logo após o Instagram.
A confiança da liderança nos resultados do marketing de influência é fundamental para que as equipes possam experimentar, investir e obter resultados. Identificamos que 2 em cada 10 marcas reservam pelo menos 1/5 de seu orçamento para marketing de influência. Contudo, apesar do crescimento nos investimentos, houve uma flutuação significativa em 2023, especialmente em valores acima de US$ 1,5 milhão, o que demonstra uma fase de experimentação e a dificuldade em comprovar resultados concretos.
Mesmo com esses desafios, 3/5 das marcas pretendem aumentar seus investimentos em marketing de influência. As campanhas de influência envolvem geralmente até 10 influenciadores por campanha, com um aumento no uso de plataformas de vídeo rápido, enquanto outras plataformas como o X (ex Twitter) saiu definitivamente do radar das marcas para publicidade.
Um desafio contínuo é o modelo de intermediação, que muitas vezes eleva os custos e reduz a eficiência. Por exemplo, identificamos casos onde até quatro intermediários estavam entre a marca e o criador, aumentando o custo do cachê em 70%. A falta de transparência nesse processo pode levar a uma percepção equivocada dos custos reais e a ineficiências operacionais. No entanto, a tendência é que as marcas continuem a valorizar a parceria de longo prazo com influenciadores, enquanto buscam alcançar novas audiências.
Para melhorar os resultados, as marcas devem permitir que os criadores tenham mais liberdade para co-criar conteúdo, o que tem sido muito bem recebido pelo público. Pesquisas mostram que 38% dos consumidores se incomodam com a falta de naturalidade nos conteúdos publicitários dos influenciadores, e 28% se sentem desconectados quando os valores do influenciador não correspondem aos da marca. Assim, escolher influenciadores que compartilhem os mesmos valores da marca é crucial para o sucesso das campanhas.
O futuro do marketing de influência é promissor e está crescendo rapidamente. Pensando nisso, desenvolvemos o Influjobs, uma plataforma para facilitar a busca dos influenciadores ideais para sua estratégia de marketing de influência.
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Fonte & Pesquisa: YOUPIX Pesquisa ROI & Influência 2024