O que é Marketing de Influência? 

Marketing de influência é uma mistura entre novas e antigas ferramentas de marketing. É a ideia de pegar o orçamento de grandes campanhas com celebridades e direcionar para conteúdo atual nas redes sociais. A grande diferença no caso de marketing de influência são que resultados das campanhas são colaborações entre marcas e influenciadores. 

Marketing de influência é uma estratégia dinâmica onde marcas fazem colaborações com pessoas que possuem uma presença online significante para promover produtos ou serviços.  Esses influenciadores criam conteúdo autêntico que ressoa com seu público, impulsionando o engajamento e o conhecimento da marca.

De acordo com o Marketing de Influencia Hub Influencer Benchmark Report 2024, a industria está evoluindo rapidamente, com uma notável crescente de 60% de interesse nos profissionais de marketing em aumentar o orçamento pensando no marketing de influência. 

Esta abordagem usa de vantagem a confiança e conexão que os influenciadoras construíram com a sua audiência, fazendo com que isso se tornasse uma ferramenta poderosa do marketing digital.

  • Crescimento rápido do setor: Marketing de influência está bombando e com isso, se espera que essa indústria tenha o valor de US$ 24 bilhões até o final de 2024. 
  • Eficácia continua: Cerca de 85% dos profissionais de marketing afirmam a eficácia do marketing de influência, um aumento em relação aos anos interiores. 
  • Expansão do orçamento: A maioria das marcas (25%) não estão apenas adotando o marketing de influência mas estão planejando direcionar 40% do seu orçamento para isso. 


Estatísticas de marketing de influência

  • A previsão é que o marketing de influenciadores seja avaliado em US$ 24 bilhões até o final de 2024, um aumento enorme em relação aos US$ 16,4 bilhões em 2022.
  • A previsão é que os gastos com anúncios de influenciadores cresçam a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 10,36% entre 2024 e 2028, elevando seu volume de mercado para US$ 52 bilhões até 2028.
  • O Instagram é a plataforma de mídia social mais usada quando o assunto são gastos com marketing de influenciadores nos EUA, com US$ 2,2 bilhões gastos na plataforma em 2024. O TikTok está em segundo lugar com US$ 1,2 bilhão e o YouTube com U$ 1,07 bilhão.
  • Em média, o gasto com anúncios de marketing de influência por usuário é de US$ 6,3 em 2024.
  • Mais de 37% das marcas trabalharam com até 10 influenciadores, enquanto 14,7% trabalharam com mais de 1.000 influenciadores.
  • O principal propósito das campanhas de marketing de influência é criar conteúdo gerado pelo usuário, como 56% dos profissionais de marketing afirmam. Gerar vendas é o segundo propósito mais usado para as campanhas, com 23% dos profissionais de marketing usando-o como meta.


O cenário do marketing de influência em 2024

A disciplina de marketing de influência está passando por uma mudança em 2024, impulsionada por rápidos avanços tecnológicos e evolução dos comportamentos do público. 
Com avatares criados por IA e nanoinfluenciadores de base liderando o movimento, o setor está pronto para redefinir o engajamento, a autenticidade e o alcance global. 
Nessa pesquisa com 399 profissionais de marketing lança luz sobre essas tendências transformadoras, revelando um aumento significativo nos orçamentos e uma mudança estratégica em direção a influenciadores de nicho.  Mergulhe em nossas descobertas para descobrir como as marcas estão alavancando essas inovações para se manterem à frente no cenário dinâmico do marketing de influência.

Definimos um influenciador como alguém que tem:

  • O poder de afetar as decisões de compra de outros por causa de sua autoridade, conhecimento, posição ou relacionamento com seu público
  • Um seguidor em um nicho distinto, com quem ele ou ela engaja ativamente. A quantidade de seguidor depende do tamanho do seu do nicho.


Um dos maiores erros que a mídia tradicional comete é não ver a diferença entre celebridades e influenciadores. Também é importante perceber que a maioria dos influenciadores construiu sistematicamente um público interessado e entusiasmado. Não é por acaso que essas pessoas seguem influenciadores em vez de uma marca. O público realmente não se importa menos com sua marca. Eles só se importam com as opiniões dos influenciadores. Não tente impor regras e práticas comerciais aos seus influenciadores. O público é deles, e eles podem simplesmente ir embora, levando seus seguidores junto.

Houve algum barulho recente sobre a tendência de ” desinfluenciar “, na qual influenciadores e pessoas comuns “desinfluenciam” pessoas para não usarem certos produtos que estão atualmente na moda. Devido a essa tendência, algumas pessoas estão preocupadas que o marketing de influenciadores pode já ter atingido o pico e agora está caminhando para seu declínio.
Mas isso não é verdade. 

Taylor Lorenzo , jornalista de tecnologia do The Washington Post, diz:

“Isso simplesmente não é verdade. Nenhum dado apoia isso. Essa é uma narrativa da mídia que ouvimos a cada poucos anos como um relógio. Mas nas últimas duas décadas, ela continuou a crescer. Até mesmo os desinfluenciadores acabam influenciam — eles estão influenciando alguém a viver um certo estilo de vida.”

Essas tendências não se limitam ao espaço B2C. A indústria B2B também adotou o marketing de influência, mas seus influenciadores são figuras profissionais e corporativas. Os influenciadores B2B discutem tendências da indústria, oferecem conselhos de carreira, compartilham seus insights e conhecimento e mostram os bastidores dos processos corporativos para manter seu público engajado. Eles também estão presentes em plataformas diferentes, como LinkedIn, X e fóruns especializados da indústria como Substack e Reddit.


O que é um Influencer

O marketing de influência envolve uma marca colaborando com um influenciado para comercializar um de seus produtos ou serviços. Algumas colaborações de marketing de influência são menos tangíveis do que isso – as marcas simplesmente trabalham com influenciadores para melhorar o reconhecimento da marca.

Então, o que é um ”influenciador?” É alguém que tem uma presença online e um número significativo de seguidores em suas plataformas. Eles construíram uma conexão com seu público e têm o poder de influenciar suas opiniões e comportamentos.

Os influenciadores geralmente se especializam em um nicho específico, como moda, beleza, viagens, gastronomia, etc. Seus públicos estão interessados em seus nichos, o que permite que as marcas desse setor aproveitem o alcance desse influenciador para comercializar seus produtos.

Um exemplo antigo de marketing de influência envolveu a celebridade do YouTube PewDiePie. Ele se uniu aos produtores de um filme de terror ambientado nas catacumbas francesas de Paris, criando uma série de vídeos nos quais ele passava por desafios nas catacumbas. Foi um conteúdo perfeito para os 111 milhões de assinantes do conteúdo desse influenciador e recebeu quase o dobro de visualizações do trailer do filme. É uma situação em que tanto o influenciador quanto a marca saem ganhando.  Esse é um exemplo simples. É fácil imaginar uma celebridade se unindo a uma empresa para lançar um produto — mesmo que a ideia seja uma série de vídeos de 10 minutos em vez de um anúncio de televisão de 30 segundos. Mas as pessoas não estariam falando sobre marketing de influência — você também não estaria em um site chamado Influencer Marketing Hub lendo sobre isso — se ele não tivesse um conjunto muito mais amplo de aplicações. 

E a chave está nessa palavra, influenciador .

Influenciadores, diferentemente de celebridades, podem estar em qualquer lugar. Eles podem ser qualquer um. O que os torna influentes é o número de seguidores nas plataformas. Um influenciador pode ser um fotógrafo de moda popular no Instagram, ou um blogueiro de segurança cibernética que tuíta, ou um respeitado executivo de marketing no LinkedIn. Em qualquer setor, há pessoas influentes — você só precisa encontrá-las. Alguns terão centenas de milhares (se não milhões) de seguidores. Mas muitos parecerão pessoas comuns. Eles podem ter apenas 10.000 seguidores, até menos em alguns casos. No entanto, eles terão desenvolvido uma reputação de serem os especialistas em seu campo. São eles que a audiência procura quando precisa de resposta para alguma pergunta. 

Dependendo da esfera de especialização, são as pessoas que fazem as postagens sociais mais envolventes sobre seus tópicos especializados. Eles compartilham as melhores fotos, fazem os vídeos mais divertidos e conduzem as discussões mais informativas.


Que tipos de influenciadores existem?

Os influenciadores podem ser de diferentes tipos com base em seus setores e expertise. No entanto, a maneira mais popular de categorizar influenciadores é pela contagem de seguidores.

  • Nano Influenciadores: Esses tipos de influenciadores são relativamente novos porque, anteriormente, apenas pessoas com mais seguidores eram consideradas influenciadores. Eles têm de 1.000 a 10.000 seguidores e geralmente são altamente focados em um nicho específico. Devido a um público concentrado, eles tendem a ter uma taxa de engajamento maior do que influenciadores maiores.
  • Micro Influenciadores: Esses influenciadores têm entre 10.000 a 50.000 seguidores. Embora seu engajamento possa ser um pouco menor do que o dos nano influenciadores, eles ainda têm um público dedicado e engajado.
  • Macro Influenciadores: Com 100 mil a 1 milhão de seguidores, esses influenciadores têm um alcance maior e podem ser encontrados em uma ampla gama de indústrias. As marcas usam esses influenciadores para trazer conhecimento para seus produtos e serviços.
  • Mega Influenciadores: Esses influenciadores têm mais de 1 milhão de seguidores e geralmente são celebridades, atletas ou personalidades de alto perfil. Trabalhar com eles requer um grande orçamento. Então, apenas as principais marcas e corporações tendem a fazer parcerias com eles.

O relatório do Influencer Marketing Hub descobriu que as marcas têm uma forte preferência por influenciadores menores. Provavelmente, isso se deve ao menor custo de trabalhar com esses influenciadores enquanto desfrutam de alto engajamento.

Nessa pesquisa, 44% das marcas relataram escolher nanoinfluenciadores como seus parceiros de marketing de influência mais prováveis, enquanto 25,7% escolheram microinfluenciadores. A preferência por mega influenciadores foi de 12,9%, enquanto apenas 17,4% relataram trabalhar com macroinfluenciadores.

No relatório de Marketing de Influenciadores de julho de 2024 também mostrou a mesma tendência. Em nossa pesquisa, 43% dos profissionais de marketing relataram aumentar o uso de nanoinfluenciadores, enquanto 24,9% disseram que planejam realocar seu orçamento de influenciadores maiores para menores. 

A demanda por nano e microinfluenciadores vem na esteira da necessidade de segmentação de nicho e autenticidade, ambos imperativos no cenário digital saturado de hoje.


Quanto ganham os influenciadores?

De acordo com a Statista, em fevereiro de 2024, 22,4% das empresas gastam de 10 a 20% de seus orçamentos de marketing em marketing de influência. E no relatório Influencer Marketing Benchmark Report, descobrimos que 26% dos entrevistados realmente gastam bem mais de 40% de seu orçamento total de marketing em marketing de influência.

Com as empresas gastando tanto nessa área, é natural se perguntar quanto os influenciadores realmente ganham. A resposta varia com base em vários fatores, como tamanho do público, nicho da indústria, taxas de engajamento e plataformas de mídia social usadas. Por exemplo, os dados do Sprout Social fornecem uma estimativa média de quanto os influenciadores ganham por 1.000 seguidores nas principais plataformas de mídia social.

Em termos gerais, influenciadores com um número menor de seguidores (nano e microinfluenciadores) tendem a cobrar menos do que aqueles com um número maior de seguidores (macro e megainfluenciadores). Houve relatos de alguns influenciadores cobrando até US$ 50.000 por uma única publicação. No entanto, as empresas geralmente ficam felizes em desembolsar esse valor devido ao alto retorno sobre o investimento (ROI) do marketing de influenciadores.

Para cada $1 gasto em marketing de influência, as empresas geram $6,50 em receita. Já 13% das maiores empresas obtêm até $20 ou mais em receita para cada dólar gasto.

Aqui está uma comparação de quanto diferentes influenciadores ganham com base na contagem de seguidores:

  • Nano Influenciadores: Esses influenciadores cobram o mínimo, geralmente em média entre US$ 20 e US$ 200 por postagem. No entanto, o pagamento pode definitivamente ser muito maior. Um relatório da Izea, uma agência de marketing de influenciadores, descobriu que o crescimento do pagamento foi o mais alto para nanoinfluenciadores em comparação com os outros tipos de influenciadores maiores. Em 2015, nanoinfluenciadores ganharam uma média de US$ 25 por postagem patrocinada, um valor que aumentou para US$ 901 em 2021.
  • Micro Influenciadores: Esses influenciadores ganham de US$ 100 a US$ 500 por postagem. Novamente, seus ganhos podem ser maiores, dependendo do tipo de entrega e nicho. Por exemplo, Aisha Beau Frisbey, uma criadora de lifestyle com mais de 46.000 seguidores no Instagram, ganhou US$ 42.090 com acordos de publicidade em apenas um trimestre.
  • Macro Influencers: Devido ao seu maior número de seguidores, os macro influencers podem cobrar taxas mais altas, de US$ 1.000 a US$ 10.000 por postagem. Um exemplo é Natasha Greene, uma influenciadora de alimentos e lifestyle, que ganhou US$ 18.500 em apenas um mês por meio de publicidades no TikTok e no Instagram.
  • Mega Influenciadores: Com mais de um milhão de seguidores, os mega influenciadores têm o maior potencial de ganho. Eles podem ganhar de $10.000 a milhões de dólares por postagem.

Quais são os canais comuns de marketing de influenciadores?

Ao contrário do que alguns podem acreditar, o marketing de influência não se limita às plataformas de mídia social. Ele também se estende a blogs e fóruns, onde os influenciadores geralmente têm seguidores leais e engajados.

No entanto, a mídia social ainda é o canal mais popular para marketing de influenciadores. De acordo com o Influencer Marketing Benchmark Report, o TikTok é o canal mais popular para marketing de influenciadores, usado por quase 69% das empresas. Ele é seguido pelo Instagram, que é usado por 46,7% das empresas, e pelo Facebook, que é usado por 27,5%. YouTube, X, LinkedIn, Twitch e fóruns também são plataformas usadas.

Cada canal tem seu próprio uso potencial e demografia de público, o que torna importante para as marcas escolherem caminhos para o marketing de influência com sabedoria. Por exemplo, marcas que querem atingir a Geração Z e compradores millennials devem optar pelo marketing de influência no Instagram e TikTok.

O Facebook tem uma faixa etária mais ampla e é adequado para produtos ou serviços que atendem a um público mais amplo. O LinkedIn e o YouTube são populares para marketing B2B, enquanto o Twitch é ideal para atingir entusiastas de jogos. 

Os fóruns, por outro lado, podem ser eficazes para segmentação de nicho e construção de fãs da marca dentro de comunidades específicas. Nossa lista de ferramentas de construção de comunidade ajudará você nesse sentido.


Quais são os tipos de conteúdo populares do marketing de influência?

O conteúdo de marketing de influenciadores pode ser dos seguintes tipos:

  • Conteúdo de mídia social: a maioria dos influenciadores cria conteúdo para os canais de mídia social de seus clientes. De acordo com um relatório da Later, as postagens do Instagram são o formato de conteúdo de influenciador mais popular, já que 84,2% dos influenciadores relatam serem pagos por marcas para criá-los. Em segundo lugar está o Instagram Reels, feito por 63,8% dos influenciadores como postagens patrocinadas. Da mesma forma, 27,4% dos influenciadores criaram vídeos do TikTok para marcas, enquanto outros 26,8% produziram postagens do Facebook.
  • Avaliações de produtos: as marcas enviam seus produtos para influenciadores para que eles usem e postem avaliações em seus canais. Esse conteúdo oferece um relato em primeira mão da eficácia do produto, o que pode ser mais persuasivo do que anúncios tradicionais. De acordo com o eMarketer, as avaliações de produtos são o tipo mais comum de conteúdo de influenciador, criado por 41% dos influenciadores.
  • Vídeos de Unboxing: Assim como as avaliações, esse conteúdo também é bem comum. Influenciadores abrem e mostram produtos de marcas parceiras, dando aos espectadores uma visão interna da embalagem e dos recursos do produto.
  • Vídeos tutoriais: Às vezes, as marcas fazem parcerias com influenciadores para criar vídeos tutoriais que demonstram como usar um produto ou serviço. Por exemplo, Filipa Jackson, uma influenciadora do Instagram, foi patrocinada pela Dyson para mostrar como seu aspirador de pó Wash G1 funciona.
  • Conteúdo gerado pelo usuário: Influenciadores, principalmente os de pequena escala, frequentemente criam conteúdo gerado pelo usuário para marcas. Eles usam produtos da marca e compartilham sua experiência com seus seguidores, que então se tornam mais propensos a experimentar o produto.
  • Eventos virtuais: quando as marcas realizam eventos virtuais ou brindes, elas fazem parcerias com influenciadores para criar várias formas de conteúdo, como transmissões ao vivo e perguntas e respostas.

Como criar uma estratégia de marketing de influência

A expansão atual da economia dos criadores de conteúdo se tornou importante para a maioria das empresas ter uma estratégia de marketing de influência . 

Aqui está uma breve visão geral de como você pode criar uma:

Etapa 1: Defina suas metas para a campanha

Primeiro, defina suas metas de campanha. Para a maioria das marcas, sua meta para o marketing de influência é a conscientização da marca ou a divulgação do produto.

Mas nem sempre é esse o caso. Muitas marcas também fazem parcerias com influenciadores para atingir um novo público ou aumentar o engajamento em canais de mídia social. Você também pode lançar um novo produto em colaboração com um influenciador.

Etapa 2: Selecione influenciadores

O segundo passo é normalmente o mais desafiador. Não é tão simples quanto escolher perfis com mais seguidores. Em vez disso, você precisa selecionar um influenciador com base em seu público e objetivos de campanha. Nosso Manual de Estratégia de Recrutamento de Influenciadores fornece orientação detalhada a esse respeito.

Para encontrar influenciadores, você pode procurá-los diretamente em plataformas de mídia social ou usar plataformas dedicados, onde você pode filtrar influenciadores por fatores como:

  • Nicho
  • Engajamento
  • Quantidade de seguidor
  • Localização geográfica
  • Dados demográficos da audiência

Algumas plataformas de mídia social também têm ferramentas integradas para identificar influenciadores. Por exemplo, o TikTok Creator Marketplace conecta marcas e influenciadores com interesses ou objetivos semelhantes.

Etapa 3: Entre em contato adequadamente

Após identificar os influenciadores, o próximo passo é contatá-los. Nano e microinfluenciadores geralmente lidam com suas parcerias de marca por conta própria, enquanto influenciadores de médio e grande porte podem ter um assessor ou agência os representando.

Ao colaborar com o primeiro, você pode enviar uma DM ou um e-mail. A maioria dos influenciadores tem detalhes sobre como contatá-los em sua bio. O ChatGPT pode ajudar você a elaborar essa mensagem.

Quanto aos influenciadores maiores, você precisará passar pelo assessor ou agência deles. Você pode encontrar essas informações nos perfis de mídia social deles ou entrando em contato com eles para perguntar. Como esses influenciadores geralmente têm mais oportunidades de parceria, pode levar algum tempo para eles retornarem para você. Em resumo, seja paciente.

Se você encontrou um influenciador por meio de um marketplace, você pode contatá-lo por meio da mesma plataforma. A maioria das plataformas de marketing de influenciadores tem recursos integrados para comunicação, gerenciamento de entregas e pagamentos.

Etapa 4: Crie uma estrutura de colaboração

Antes de começar a trabalhar em uma campanha com um influenciador, você precisa criar uma estrutura de colaboração que explique todos os detalhes da sua colaboração. Alguns desses elementos são:

  • Período: Quanto tempo durará a campanha? Se for algo de uma vez só, como um único vídeo do TikTok, especifique. Mas se você estiver procurando por uma parceria de longo prazo, mencione a duração.
  • Entregáveis: São as peças de conteúdo que o influenciador criará para você. Instagram Stories, Reels, vídeos do TikTok, postagens do Facebook e postagens X são alguns exemplos.
  • Uso do conteúdo: Onde o influenciador postará seu conteúdo? Em seu feed, stories ou ambos? Ele marcará sua marca e usará hashtags específicas? Se você quiser reutilizar o conteúdo em sua mídia social ou site, inclua isso nesta seção.
  • Termos de pagamento: Você também precisa especificar os termos de pagamento. Você pagará adiantado, após a conclusão ou dividirá em várias parcelas? Mais importante, quanto você pagará?
  • Hashtags patrocinadas: por lei, os influenciadores são obrigados a divulgar conteúdo patrocinado usando uma hashtag específica. Pode ser simplesmente #publi ou #Publicidade. 
  • Objetivo da campanha: O influenciador deve estar na mesma página que você quando se trata do objetivo final da campanha. Você deve comunicar o objetivo a ele com antecedência para que ele possa criar conteúdo de acordo.

Se tudo isso parece ser muito para você fazer, você sempre pode fazer parcerias com agências de marketing de influenciadores. Elas gerenciarão todas essas etapas com base nos objetivos da sua campanha.

Etapa 5: Maximize o uso do conteúdo do influenciador

Conteúdo de influenciador não é meramente para suas mídias sociais. Você pode fazer mais com ele.

Por exemplo, no TikTok, você pode executar Spark Ads no vídeo do influenciador, direcionando seus seguidores. Da mesma forma, você pode postar conteúdo do influenciador nas páginas de produtos do seu site como prova social. A chave é reaproveitar o conteúdo em diversos casos.

Nossa seleção de ferramentas de marketing de conteúdo pode ser útil nesse sentido.

Etapa 6: Medir o desempenho da campanha

Uma visão geral da sua campanha de marketing de influência é incompleta se você não rastrear seu desempenho. Você deve saber o quão bem certos influenciadores e tipos de conteúdo se saíram. Além disso, eles atingiram as metas da sua campanha?

Você pode medir o sucesso da sua campanha usando ferramentas de análise de influenciadores . Essas ferramentas mostram tudo, desde métricas básicas até insights avançados que ajudam você a planejar campanhas futuras e decidir se quer trabalhar com os mesmos influenciadores ou não.


Quais são as estruturas de pagamento comuns em campanhas de marketing de influenciadores?

Ao negociar com influenciadores, aqui estão algumas maneiras comuns de estruturar o pagamento.

1. Direitos de uso de conteúdo

Nessa estrutura, os influenciadores dão a você o direito de reutilizar o conteúdo deles em troca de compensação monetária. Você pode se comunicar com eles para decidir se esse pagamento será uma taxa única ou uma comissão contínua com base no desempenho do conteúdo deles.

2. Pagamento por postagem

Este é um método de pagamento mais direto e simples. Basicamente, você paga influenciadores por cada post que eles criam. Por exemplo, um influenciador pode cobrar US$ 1.000 por uma história do Instagram e US$ 3.000 por um vídeo.

O pagamento por postagem é uma opção adequada para campanhas de curto prazo ou colaborações com microinfluenciadores.

3. Pagamento por campanha

Se você planeja executar uma campanha de longo prazo e manter influenciadores a bordo durante toda a duração, essa estrutura de pagamento é o caminho a seguir. Você paga a eles um valor fixo por seus serviços durante toda a duração da campanha.

Digamos que você queira executar uma campanha de fim de ano com influenciadores. Os entregáveis incluem quatro postagens no Instagram, dois Instagram Stories, dois vídeos do TikTok e uma postagem no Facebook. Você pode concordar com uma taxa fixa para toda a campanha e pagá-la em parcelas conforme eles cumprem cada entregável.

4. Produto ou serviço gratuito como pagamento / Permuta

Você também pode compensar influenciadores por meio de um produto ou serviço, embora nosso relatório tenha descoberto que mais marcas estão oferecendo compensação monetária em comparação a produtos gratuitos ou descontos.

No entanto, se você planeja colaborar com influenciadores menores ou aqueles que estão apenas começando, você ainda pode adotar essa abordagem. Ofereça a eles produtos ou serviços gratuitos em troca de seu conteúdo e promoção.

É um ganha-ganha para ambas as partes. O influenciador ganha um produto ou serviço gratuito pelo qual, de outra forma, teria que pagar muito, enquanto a marca ganha exposição e vendas potenciais sem gastar dinheiro adiantado.

5. Comissões

O pagamento baseado em comissão é uma forma de marketing de afiliados que você pode usar com influenciadores. Eles promovem seus produtos ou serviços e, para cada venda feita por meio de seu código ou link, recebem uma porcentagem como comissão.

Este sistema incentiva os influenciadores a fazerem o melhor para promover sua marca porque eles se beneficiam diretamente das vendas que geram. Também é uma opção de baixo risco para as marcas, pois elas só pagam quando uma venda é feita.


Exemplos de campanhas de marketing de influenciadores: estudos de caso 

EA Sports e Apex Legends

A EA Sports, renomada por seus videogames esportivos, aproveitou o TikTok para promover seu título, Apex Legends. Reconhecendo o alcance do TikTok na comunidade gamer, eles colaboraram com influenciadores como Brent Rivera, cujo conteúdo engajado recebeu 900 mil curtidas. Esse movimento estratégico permitiu que a EA Sports atingisse um público mais jovem, aumentando significativamente a popularidade do jogo.

Cake App

O aplicativo Cake, que facilita o aprendizado de inglês e coreano, recorreu a influenciadores do YouTube na América Latina para expandir sua base de usuários. Ao fazer parceria com cinco influenciadores que exibiram criativamente os recursos do aplicativo, o aplicativo Cake atingiu 1,2 milhão de espectadores, demonstrando o poder do conteúdo educacional no marketing de influência.

Aplicativo Huddles

Anteriormente conhecido como aplicativo Clash, o Huddles é uma plataforma de vídeos curtos que ganhou força ao envolver influenciadores no Twitter e no Instagram. Em meio à incerteza do status do TikTok nos EUA, o Huddles aproveitou a oportunidade para atrair usuários do TikTok, resultando em mais de 20 milhões de impressões e 250 mil downloads, classificando-o em 17º lugar na App Store.

Aplicativo Instories: Dominando o mercados brasileiro com Instagram Reels

Instories, um aplicativo para criar histórias visuais, utilizou influenciadores do Instagram para entrar no mercado brasileiro. 15 influenciadores criaram reels que não apenas mostraram as capacidades do aplicativo, mas também repercutiram com públicos de beleza, moda e estilo de vida. O sucesso desta campanha foi refletido na ascensão do aplicativo no topo da App Store e um aumento significativo nos downloads.

Aplicativo Gamee: Envolvendo jogadores com desafios sociais

Gamee , uma plataforma de jogos, expandiu seu alcance ao envolver influenciadores do YouTube e do Instagram que podiam desafiar seus seguidores em jogos. Essa abordagem interativa levou meio milhão a um milhão de instalações adicionais e demonstrou a eficácia do engajamento direto no marketing de influenciadores.

Esses exemplos ilustram as diversas estratégias e resultados de campanhas de marketing de influenciadores em vários setores e plataformas. Cada estudo de caso destaca a importância de selecionar os influenciadores e plataformas certas para atingir e envolver o público alvo de forma eficaz.


Coisas para saber: Conclusões rápidas

Pagamento:

Quanto devo pagar pelo marketing de influência?

  • Nanoinfluenciadores: 1.000–10.000 seguidores (US$ 10–US$ 100 por postagem)
  • Microinfluenciadores: 10.000–50.000 seguidores (US$ 100 a US$ 500 por postagem)
  • Influenciadores de nível médio: 50.000–500.000 seguidores (US$ 500–US$ 5.000 por postagem)
  • Macroinfluenciadores: 500.000–1.000.000 de seguidores (US$ 5.000–US$ 10.000 por postagem)
  • Mega-influenciadores: mais de 1.000.000 de seguidores (mais de US$ 10.000 por postagem)
  • Celebridades: Varia, mas US$ 1 milhão ou mais não é inédito


As taxas variam com base em fatores como:

  • Plataformas de mídia social usadas
  • Alcance do influenciador
  • Engajamento do seguidor
  • Nicho ou especialização
  • Tipos de conteúdo desejados
  • Demanda de influenciadores
  • Direitos de uso de conteúdo reaproveitado
  • Exclusividade

Nesta pesquisa revelou que 43% das empresas alocam menos de US$ 10 mil anualmente para marketing de influência. Além disso, 22% orçam entre US$ 10 mil e US$ 50 mil, 14% reservam US$ 50 mil e US$ 100 mil e 11% investem até US$ 500 mil.

Requisitos

Como entrar no marketing de influência?

Se você quer entrar no marketing de influência, considere os seguintes passos:

  1. Identifique os objetivos da sua campanha.
  2. Orçamento realista
  3. Conheça o público alvo que você espera atingir.
  4. Pesquise influenciadores adequados que atraiam seu público alvo
  5. Entre em contato com eles
  6. Colabore para criar conteúdo eficaz


Prós e contras

Prós e contras do marketing de influência:

Prós do marketing de influênciaContras do marketing de influência
Forneça recomendações confiáveis para aumentar o conhecimento da marcaPode ser caro se você planeja trabalhar com macro ou mega influenciadores
Ajude a atingir públicos alvo ou nichos de forma eficazVem com o risco de seguidores falsos e atividades fraudulentas de influenciadores
Crie conteúdo de alta qualidade a um custo muito menor do que a produção interna de conteúdoPode ser complicado medir o desempenho da campanha
Ajude a impulsionar altas taxas de engajamentoPode ser desafiador identificar os influenciadores mais adequados
Fornece prova social para incentivar clientes em potencial a agirVem com algumas preocupações éticas e legais relacionadas à divulgação de parcerias e alegações enganosas

Como fazer

Como ganhar dinheiro com marketing de influência?

Um bom marketing de influência pode ser vantajoso para todos. Influenciadores ganham dinheiro fazendo posts patrocinados para marcas. Eles podem até se tornar embaixadores da marca depois de provarem seu valor. As marcas ganham dinheiro quando escolhem influenciadores dedicados com públicos alvo consideráveis que correspondem à base de clientes preferida da marca. 

Encerrando

O marketing de influência, com seu vasto alcance potencial e altas taxas de engajamento, pode ser uma adição valiosa à sua estratégia de marketing. No entanto, você só pode esperar ver resultados com uma campanha bem planejada e executada.

Se seu foco é engajamento, vá para micro e nano influenciadores. 

Para mais reconhecimento de marca, você pode trabalhar com macro e mega influenciadores. Pague esses influenciadores com base na estrutura que funciona melhor para você e para eles, seja com base em comissão, com base em produto ou compensação monetária.

As campanhas de influenciadores podem ser executadas em uma variedade de plataformas, incluindo sites de mídia social e fóruns. Quanto aos tipos de conteúdo, eles podem ser imagens, vídeos, postagens de texto, brindes ou aparência do influenciadores.

Neste guia deu a você todas as informações e dicas necessárias para começar sua jornada de marketing de influência. Pesquise influenciadores em potencial minuciosamente usando os marketplaces e ferramentas de criadores que mencionamos. Mais importante, meça o desempenho da campanha de tempos em tempos. 

Se você está apenas começando, pode usar ferramentas gratuitas de marketing de influência para economizar custos, como a Influjobs. Preencha seus dados no final do post e entraremos em contato.


Perguntas frequentes

O que é marketing de influência?

O marketing de influência envolve marcas colaborando com influenciadores para comercializar produtos ou serviços. Algumas colaborações de marketing de influência são menos tangíveis – as marcas simplesmente trabalham com influenciadores para melhorar o reconhecimento da marca.

O importante aqui é que os colaboradores online sejam genuinamente influentes. Eles têm que influenciar o tipo de pessoas com quem uma marca deseja estabelecer um ponto de contato. O marketing de influência é muito mais do que encontrar alguém com uma audiência e oferecer a eles dinheiro ou exposição para dizer coisas boas sobre você.

Clique nos tópicos abaixo para expandir:

O que significa marketing de influência?

O marketing de influência é um tipo de marketing de mídia social que envolve incentivo e posicionamentos de produtos de influenciadores. Esses influenciadores estabeleceram uma reputação por terem um nível de conhecimento especializado ou influência social em seu nicho.

Isso é frequentemente mal compreendido, com algumas pessoas erroneamente equiparando marketing de influência com marketing de celebridades. Pode haver alguma sobreposição, mas alguém supostamente famoso não é suficiente para fazer um marketing de influência eficaz. Muitos influenciadores construíram grandes comunidades para as quais promovem um produto ou atividade.

O que é marketing de influência e por que ele é importante?

Como afirmamos neste artigo, o marketing de influência envolve uma marca colaborando com um influenciador online para comercializar um de seus produtos ou serviços.

Em todos os casos, influenciadores genuínos terão desenvolvido uma reputação de serem especialistas em sua área.

Eles são as pessoas procuradas que fornecem as respostas para as perguntas da sua audiência. Se você selecionar o influenciador certo para sua marca, você irá atrair muitos clientes em potencial que você não conseguiria alcançar de outra forma.

Como você mede o marketing de influência?

As formas de medir dependerão muito de seus objetivos. Muitas serão irrelevantes para sua campanha de marketing de influência. Algumas formas de medir a campanha são:

Conversões
Alcance do público
Impressões
Engajamento (comentários, curtidas, compartilhamentos)
Sentimento
Conteúdo de alta qualidade

Como executar um programa de influenciadores?

O primeiro passo de qualquer programa de influenciadores é definir seus objetivos. Entenda POR QUE você está realizando uma campanha de influenciadores. Então defina o público alvo para sua campanha, mantendo seu objetivo em mente. Para que o marketing de influenciadores seja bem sucedido, você precisa trabalhar com influenciadores que influenciam seu público alvo.

A partir disso, defina o melhor tipo de influenciador para sua marca. Busque esses influenciadores, seja manualmente, com uma plataforma ou com uma agência. Entre em contato com esses influenciadores e então os contrate.

Qual plataforma é melhor para marketing de influenciadores?

Todas as principais plataformas de mídia social, incluindo Facebook, Instagram, TikTok, X, Snapchat e Pinterest são adequadas para marketing de influência. Mas a melhor plataforma para os objetivos da sua campanha dependerá de onde seu público é mais ativo e qual plataforma se alinha melhor com sua marca.

Quais são os objetivos do marketing de influência?

Os objetivos do marketing de influência diferem entre as marcas e podem incluir o seguinte:

– Melhorando o engajamento e o sentimento da marca
– Aumentando o reconhecimento e o alcance da marca
– Coletar prova social 
– Direcionar tráfego para seu site
– Aumentando vendas e conversões

O que os influenciadores de mídia social fazem?

Os influenciadores de mídia social promovem a mensagem, produto, serviço ou evento de uma marca para seus seguidores grandes ou engajados nas mídias sociais. Eles fazem isso usando posts patrocinados, avaliações de produtos ou colaborações.

Quais são os quatro tipos de influenciadores?

Existem quatro tipos de influenciadores com base na contagem de seguidores: nano, micro, macro e mega. Os nano influenciadores são os menores criadores, com menos de 10.000 seguidores, enquanto os mega influenciadores têm mais de um milhão de seguidores. Os microinfluenciadores têm entre 10.000 e 100.000 seguidores, enquanto os macroinfluenciadores têm entre 100.000 e um milhão de seguidores.

Qual é o canal preferido para marketing de influenciadores?

Embora blogs e fóruns possam ser usados para marketing de influência, a mídia social é o canal mais preferido. A mídia social não é apenas usada pela maioria do mundo, mas também é uma plataforma mais visual que permite um engajamento mais pessoal com os seguidores.

As plataformas de mídia social também têm análises integradas que ajudam as marcas a monitorar o desempenho de suas campanhas. Mais importante, elas oferecem uma variedade de formatos para influenciadores promoverem a marca, como fotos, vídeos e transmissões ao vivo.

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